O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e o presidente dos EUA Donald Trump se encontraram na Basílica de São Pedro antes do funeral do Papa Francisco.
A Casa Branca descreveu a reunião de 15 minutos como "muito produtiva" e Zelensky mais tarde a chamou de "muito simbólica", com "potencial para se tornar histórica".
Trump e Zelensky foram fotografados sentados em uma discussão profunda, minutos antes do funeral do Papa Francisco começar.
A reunião ocorreu um dia depois de Trump dizer que a Rússia e a Ucrânia estavam "muito perto de um acordo", após conversas entre seu enviado Steve Witkoff e o presidente russo Vladimir Putin em Moscou na sexta-feira.
Os dois líderes não se encontravam desde a tempestuosa reunião no Salão Oval da Casa Branca, no final de fevereiro, quando Trump disse a Zelensky que não estava ganhando e que "você não tinha as cartas na manga".
Ele repetiu essa mensagem esta semana, dizendo que o líder ucraniano "não tinha cartas para jogar".
Duas imagens dos homens mostraram Trump em um terno azul, Zelensky vestindo uma blusa e calças pretas — com os dois homens sentados um de frente para o outro, tendo uma conversa intensa e mantendo expressões sérias.
Em uma publicação nas redes sociais, Zelensky disse que eles tiveram uma "boa reunião. Discutimos muito pessoalmente", acrescentando que esperava resultados em tudo o que haviam dito.
Ele disse que foi um "encontro muito simbólico que tem potencial para se tornar histórico, se alcançarmos resultados conjuntos".
O Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrii Sybiha, também publicou a imagem no X com a legenda: "Não há palavras para descrever a importância deste encontro histórico. Dois líderes trabalhando pela paz na Basílica de São Pedro."