NEWS


28 de fevereiro de 2025

TRUMP E ZELENSKY BATEM BOCA E GERAM CLIMÃO NA CASA BRANCA: 'TERCEIRA GUERRA MUNDIAL'

 

O encontro entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, nesta sexta-feira (28), foi marcado por uma discussão acalorada, com gritos e acusações. O momento tenso, ocorrido no Salão Oval da Casa Branca, foi transmitido ao vivo e ocorreu diante da imprensa. Trump chegou a chamar Zelensky de "desrespeitoso".


A reunião dos dois líderes aconteceu antes de um evento no qual eles deveriam assinar um acordo para a participação dos Estados Unidos na exploração de recursos minerais ucranianos. As terras são ricas em minerais raros, e o lucro dessa exploração irá aos EUA em troca de segurança americana contra a Rússia.

Durante a conversa, Zelensky rebateu as alegações de Trump de que as cidades de seu país foram reduzidas a escombros por três anos de guerra, após a Rússia invadir o território ucraniano. O americano enfatizou que o presidente russo Vladimir Putin quer fazer um acordo.


O vice-presidente dos EUA disse que foi "desrespeitoso da parte de Zelenskyy entrar no Salão Oval e discutir na frente da mídia americana”. Então ele continuou dizendo que Zelenskyy faz uma turnê de divulgação. Na sequência, Trump levantou a voz e falou que o ucraniano "não está realmente em uma boa posição agora".


"Você está apostando com a vida de milhões de pessoas. Você está apostando com a Terceira Guerra Mundial. Você está apostando com a Terceira Guerra Mundial, e o que você está fazendo é muito desrespeitoso com este país, um país que te apoiou muito mais do que muitos disseram que deveria", afirmou Trump.

Na sequência, Vance fala: “Você já disse obrigado alguma vez? Você foi para a Pensilvânia para fazer campanha pela oposição". Trump cita que a Ucrânia tem poucos soldados e insiste em um acordo de cessar-fogo. "Vocês estão com poucos soldados… então vocês estão nos dizendo que não querem um cessar-fogo".

Zelensky então diz que Trump é menos duro com Putin, o que irritou o presidente americano. "Seu povo é muito corajoso, mas ou vocês fazem um acordo ou estamos fora. E se estivermos fora, vocês terão que lutar sozinhos", falou o presidente americano. Zelenskiy respondeu pedindo a Trump que "não faça concessões a um assassino", referindo-se ao líder russo.