O carnaval de Salvador 2025 começou oficialmente nesta quinta-feira, 27, com um grande show no Campo Grande. O evento celebra os 40 anos de axé e os 75 anos do trio elétrico, reunindo 15 artistas que marcaram a história do gênero. A abertura do evento foi marcada por muita chuva, mas isso não desanimou os foliões, que compareceram em grande número e lotaram o local.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A cerimônia, inicialmente programada para começar às 15h30, teve seu início atrasado. O tradicional ritual de entrega das chaves da cidade pelo prefeito Bruno Reis ao Rei Momo, que marca o início oficial da folia, aconteceu por volta das 16h30, com uma hora de atraso em relação ao horário previsto.
A solenidade, realizada em frente à Passarela Nelson Maleiro, contou com a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, autoridades locais, além da rainha e das princesas do carnaval.
Por volta das 15h, antes da entrega da chave, Carlinhos Brown conduziu o tradicional ritual de pedido de paz e abertura de caminhos, marcando o início do Carnaval de Salvador no circuito Osmar (Campo Grande).
O pontapé inicial da festa também é comandado por Brown, Margareth Menezes, Lazinho e 30 percussionistas do Olodum, que interpretarão clássicos como Faraó, Requebra e Dandalunda. O show será acompanhado por alas de blocos afro e afoxés, como Ilê Aiyê, Filhos de Gandhy e Cortejo Afro. Na sequência, Daniela Mercury sobe ao palco para embalar o público com sucessos como O Canto da Cidade e Maimbê Dandá.
O espetáculo segue com apresentações em duplas: Gilmelândia e Ricardo Chaves entoam Bate Lata e É o Bicho, enquanto Felipe Pezzoni e Serginho trazem Minha Pequena Eva e Maria Joaquina. Já Carlinhos Brown, Claudia Leitte e Sarajane resgatam hinos como We Are Carnaval, Chame Gente e Água Mineral.
Xanddy Harmonia e Márcio Victor também participam da festa, garantindo que o primeiro dia da folia seja marcado por grandes sucessos do axé.