Uma mulher entrou para a história por se tornar a primeira pessoa a fazer um transplante duplo de pulmão com o auxílio de robôs, nesta quarta-feira, 20/11. O procedimento cirúrgico ocorreu no hospital NYU Langone Health, sendo coordenada pela Dra. Stephanie H. Chang, médica especialista em cirurgia cardiotorácica.
A paciente operada se chama Cheryl Mehrkar, de 57 anos, e estava desde 2010 sofrendo com a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), que obstrui as vias aéreas e dificulta a respiração, sendo colocada na lista de espera para o transplante por esse motivo.
O sistema robótico utilizado no procedimento foi o “da Vinci Xi”, com ele, Chang realizou pequenas incisões nas costelas de Cheryl para tirar os pulmões que estavam comprometidos, preparou o coração e as vias aéreas, para implantar os novos órgãos.
A cirurgia que traz um dano mínimo à saúde do paciente, durou cerca de sete horas e foi bem sucedida. Essa não é a primeira vez que a Dra. Chang usa a mesma técnica para fazer o primeiro transplante de pulmão totalmente robótico nos Estados Unidos, substituindo o pulmão direito de um paciente.
Cheryl além de ficar impressionada com o procedimento cirúrgico, se emocionou ao notar que estava respirando sem dificuldades após o término da cirurgia.