Após o aumento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) que começou a valer nesta quarta-feira (7) na Bahia, o ex-prefeito de Salvador e secretário-geral do União Brasil, ACM Neto, afirmou que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) descumpriu a promessa de campanha de não aumentar impostos no estado.
"Os baianos vão sofrer no bolso com mais um aumento de imposto. Lembro bem que na campanha Jerônimo falou que ia diminuir os impostos e não aumentar. Ele descumpre mais uma promessa e mostra não ter palavra. A teoria é o contrário da prática", disse.
Neto afirmou ainda que "descumprir promessas" virou marca do primeiro ano de gestão de Jerônimo Rodrigues. "Foi assim com o VLT do Subúrbio, foi assim com a Ponte Salvador-Itaparica, foi assim com a compra dos ferries e por aí vai. Jerônimo precisa parar de prometer, e apenas cumprir o que ele já prometeu", completou.
O governador aumentou em 1,5 ponto percentual a alíquota modal do ICMS, que passou de 19% para 20,5% a partir desta quarta. Em dezembro de 2022, o antecessor de Jerônimo e atual ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), já havia elevado a alíquota modal de 18% para 19%, percentual em vigor desde março deste ano.