A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) foi o local escolhido para a exposição “Revelando Vozes: Um Olhar para a Arte e Saúde Feminina”. O evento cultural será realizado entre os dias 9 e 13 deste mês, no Centro de Arte e Cultura Paulo Souto, e destaca temas relacionados à saúde e ao bem-estar das mulheres. Os organizadores afirmam que a exposição tem como objetivo divulgar o trabalho de mulheres artistas da região sul-baiana.
A exposição “Revelando Vozes: Um Olhar para a Arte e Saúde Feminina contará com uma série de expressões artísticas, incluindo pinturas, esculturas, colagens, poesias e lettering. As obras expostas buscam retratar, de maneira autêntica, as experiências e perspectivas de cada artista, abordando temas como direitos reprodutivos, saúde mental, violência e desigualdade de gênero na saúde, maternidade e muito mais.
Além de ser um ambiente para expressão artística, também servirá como espaço para o desenvolvimento de ações sociais. Durante o evento, haverá um ponto para a arrecadação de absorventes descartáveis e produtos de higiene, que serão destinados ao coletivo absorvendo, projeto que desenvolve ações voltadas para a dignidade menstrual de mulheres carentes, bem como a distribuição de panfletos informativos e documentos sobre saúde e segurança da mulher.
Com idealização e curadoria de Rafaele Vieira, Lavínia Souza e Mariana Carvalho, a exposição acontece com o apoio do 16º Congresso Brasileiro dos Estudantes de Enfermagem da Uesc, profissionais mulheres e entidade filantrópica da região, como Rotaract Club Itabuna Universitários.
A exposição será realizada durante o 16° Congresso Brasileiro dos Estudantes de Enfermagem, com o tema “Contra-atacar as ideias da força e reconstruir o Brasil: Estudantes de enfermagem na luta por direitos”, em Ilhéus.
O congresso surge em meio a um cenário de revitalização das forças políticas, buscando confrontar concepções voltadas ao lucro e ao capital, enquanto promove a busca por dignidade da classe trabalhadora e um abrangente bem-estar social.
O evento tem como finalidade reunir estudantes de enfermagem de todo o Brasil para discutir sua atuação na sociedade, no SUS e os apontamentos necessários para a luta coletiva.