Se ainda havia dúvidas sobre a força do Botafogo no Brasileirão 2023 a atuação do time na vitória por 1 a 0 sobre o Palmeiras acabou com elas. Impecável taticamente, o time não se intimidou por jogar na casa do então segundo colocado, soube se defender muito bem e, com a pontaria de Tiquinho, deixou São Paulo com mais três pontos que ampliam sua vantagem na liderança.
Agora com 30 pontos, o Botafogo está a sete do Grêmio, que venceu o Coritiba e ultrapassou o Palmeiras tornando-se o novo segundo colocado. Bem consolidado na ponta da tabela, o time agora volta suas atenções para a Sul-Americana. Na quinta-feira, recebe o Magallanes, do Chile, pela rodada decisiva da fase de grupos. Uma vitória confirma a vaga para as oitavas de final do torneio.
Os alvinegros certamente irão com a confiança em alta para mais este jogo decisivo. Afinal, foi maduro contra o Palmeiras em pleno Allianz Parque. Os jogadores mantiveram uma dedicação na defesa que deu poucos espaços para a equipe paulista. Na frente, apesar das poucas oportunidades, o time sabia que podia contar com Tiquinho. E ele não decepcionou. Aos 27, aproveitou bola mal afastada por Zé Rafael e chutou sem chances de defesa para Weverton.
- Acho que a gente fez um grande jogo diante de um clube que ganhou tudo nos últimos anos. Fizemos por merecer, tivemos grandes oportunidades, mas quem veio ao estádio viu duas grandes equipes - afirmou o atacante alvinegro, que chegou aos 10 gols na ponta da artilharia do Brasileiro.
Apesar de todas as dificuldades, o Palmeiras teve duas chances de marcar. Na primeira, Gustavo Gómez balançou as redes, aos 40 do primeiro tempo. Mas o VAR o viu em posição irregular e anulou o gol. Na segunda, Raphael Veiga desperdiçou o pênalti cometido por Di Placido em 'Flaco' Lopez. Melhor para os alvinegros.