NEWS

Post Top Ad

5 de janeiro de 2023

Funeral de Bento XVI é realizado no Vaticano

 



Bento XVI morreu na véspera de Ano Novo, aos 95 anos. O velório ocorreu na Basílica de São Pedro, no Vaticano, e terminou na quarta (4). O funeral acontece nesta quinta (5), na Praça São Pedro, em frente à basílica. A cerimônia começou às 5h30 (horário de Brasília) e é presidida pelo Papa Francisco, cerca de 130 mil pessoas acompanham funeral no local.



Antes de que o caixão com o corpo de Bento XVI fosse levado para o interior da Basílica de São Pedro para ser enterrado, o papa Francisco fez uma última reverência a seu antecessor, seguida de uma reza.



Ao final da homilia, quando o caixão de Bento XVI foi levado para dentro da Basílica de São Pedro, fiéis que acompanhavam a cerimônia gritaram "Santo Subito!" - "Santo agora!", em italiano. A frase era um pedido para que a igreja torne Ratzinger santo.


Em 2.000, apenas um terço de todos os pontífices foram declarados santos pela igreja católica. O velório e o funeral de Bento XVI foram cerimônias sem precedentes na história da igreja católica por alguns motivos:


É a primeira vez que um papa enterra um papa emérito;
Todos os funerais de papas anteriores foram seguidos da eleição de um novo pontífice;
O anel do pescador, joia usada pelos papas e desenhada de forma diferente para cada um deles, não será destruído, o que também é inédito.



Após a homilia, o caixão com o corpo de Bento XVI é agora levado para dentro da Basílica de São Pedro, onde ocorrerá uma cerimônia privada. Bento XVI será enterrado sob a basílica, onde estão também os túmulos de outros papas.


Em seguida, ele será colocado em um caixão de zinco, que será soldado. Depois será colocado em um terceiro caixão de madeira maior. Bento XVI será enterrado de acordo com seus desejos no mesmo local nas criptas sob a Basílica de São Pedro, onde o Papa João Paulo II foi originalmente enterrado em 2005, antes de seu corpo ser realocado para uma capela na basílica em 2011.



Post Top Ad