O Botafogo venceu o São Paulo por 1 a 0 no domingo (9) e chegou à sua quarta vitória seguida como visitante no Brasileirão. Com um aproveitamento de 56,3%, o time carioca tem a segunda melhor campanha atuando fora de casa nesse campeonato, atrás apenas do líder Palmeiras (73,3%), que ainda não perdeu como visitante.
Com oito triunfos em 16 jogos como visitantes, o Botafogo bateu o recorde de vitórias fora de casa em uma edição dos pontos corridos (desde 2003), mesmo faltando ainda três jogos para completar seus 19 como visitante. Em 2016, o Botafogo conseguiu vencer sete jogos fora de casa, seu recorde em uma edição.
O aproveitamento de pontos atual do Botafogo como visitante (56,3%) supera de longe o seu melhor nos pontos corridos, de 43,9%, em 2010, quando ganhou seis jogos, empatou sete e perdeu seis. Em 2012 e 2016, o Fogão conseguiu 42,1% de aproveitamento, nos melhores anos do time como visitante na Série A.
Em 2020, ano em que foi rebaixado, o time teve apenas 22,8% de aproveitamento fora. Já em 2014, quando também caiu, o aproveitamento foi de 8,8%. Nas próximas rodadas, o Botafogo do técnico Luís Castro jogará quatro partidas em casa: Internacional, Bragantino, Cuiabá e Santos. Como visitante, terá pela frente Fluminense, Atlético-MG e Athletico-PR. Como mandante, o Botafogo tem apenas 5,6% de aproveitamento nesse Brasileirão, o 3º pior entre os 20 participantes.
Com 43 pontos, na 9ª colocação, o time de Luís Castro poderia estar melhor na tabela de classificação não fosse esse desempenho tão ruim no Engenhão. Mas ainda há tempo de buscar uma vaga na Libertadores de 2023 e retornar à competição sul-americana depois de seis anos. Principalmente por esse grande desempenho como visitante nesse Brasileirão.