A Fórmula 1 anunciou o cancelamento do Grande Prêmio da Rússia da temporada de 2022. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (25). A etapa russa estava marcada para o dia 25 de setembro no circuito de Sóchi.
A organização da principal categoria do automobilismo retirou a prova do seu calendário devido ao conflito na Ucrânia e pediu uma “solução rápida e pacífica” para a questão. “A Fórmula 1 visita países ao redor do mundo com uma visão positiva de unir pessoas e juntar nações.
Acompanhamos os acontecimentos na Ucrânia com tristeza, choque e esperança de uma rápida e pacífica solução diante da atual situação”, diz o comunicado. Ainda segundo a categoria, a decisão foi tomada na reunião que envolveu a Federação Internacional do Automóvel (FIA) e as equipes.
Eles chegaram à conclusão que seria impossível realizar o GP da Rússia nas circunstâncias atuais. Durante a madrugada desta quinta (24), no horário de Brasília, a Rússia inciou a invasão à Ucrânia atacando pontos estratégicos do país.
Segundo relatos houve explosões em diversas regiões, incluindo Kiev e Kharkiv, duas maiores cidades ucranianas. A ofensiva foi feita por ar, terra e mar.