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11 de maio de 2021

Essa é a nova tecnologiade motores aeronáuticos que a SAFRAN acredita para o futuro

 

Faz alguns anos que as fabricantes de aeronaves deixaram de investir no conceito propfan, que prometia ser a solução para a economia de combustível nas aeronaves na década de 80. 

De acordo com a safran, em uma divulgação recente através do Olivier Andries, executivo-chefe da empresa, que pode ser apresentado pela GE e Safran, através da CFM, na próxima década.

As duas empresas podem investir no conceito de caixa de engrenagens, como a Pratt & Whitnew, contudo, ambas estão preocupadas com o crescimento do tamanho dos motores. 

Por esse motivo a Safran começou a desenvolver paralelamente em 2017 tecnologias utilizando o conceito Propfan, mas mesclando este com os motores atuais. 

O conceito atual da safran tem como base o núcleo do motor M88, que equipa o Dassault Rafale, equipando com rotores contra-rotativos de 4 metros de diâmetro, e um caixa de engrenagens de redução. 

De acordo com Andries, que revelou poucos detalhes sobre os componentes internos, um propfan permite um bypass de 30:1, bem mas alta em comparação com aviões atuais. 

O bypass é a diferença entre quantidade de ar que passa na parte fria do motor (30) e na parte quente (01), e esta sendo utilizada ao logo dos anos para permitir uma maior de combustível pelos aviões, visto que maior parte da propulsão de motores turbofan é gerada pelo ar frio, que não passa pela queima de combustível no "núcleo quente".








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