A Bahia está entre os 13 estados onde a Polícia Federal (PF) deflagra uma operação para desarticular um esquema de tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro, na manhã desta terça-feira (18). Batizada de “Operação Além-Mar”, a investigação é conduzida pela PF de Pernambuco, com apoio de 630 agentes, que cumprem 139 mandados de busca e apreensão e 50 de prisão (20 preventivas e 30 temporárias) no Distrito Federal e nos estados de Alagoas, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo, além de Bahia e Pernambuco.
Segundo informações da PF, a Justiça Federal determinou ainda o sequestro de sete aviões, cinco helicópteros, 42 caminhões e 35 imóveis urbanos e fazendas, ligados aos investigados e ao esquema criminoso.
Foi determinado ainda o bloqueio judicial de R$ 100 milhões. Até esse ponto, a investigação aponta que quatro organizações criminosas autônomas atuavam em conexão e viabilizavam o esquema com a exportação de toneladas de cocaína para a Europa através dos portos brasileiros, especialmente o Porto de Natal, no Rio Grande do Norte.Santa Catarina e São Paulo, além de Bahia e Pernambuco.