A placa do Mercosul começou a valer em todo o Brasil desde 31 de janeiro de 2020. O novo padrão substitui a antiga placa cinza, mas só precisa ser instalado em carros novos, no primeiro emplacamento, e em outras situações que exijam a troca.
Quem precisa trocar
Veículos novos:
Primeiro emplacamento.
Veículos em circulação:
Troca de município e/ou estado;
Se as placas forem furtadas;
Se as placas forem danificadas;
Se o veículo mudar de categoria.
Entenda caso a caso quando é preciso a nova placa
Carros novos, no primeiro emplacamento
Para os veículos novos que vão ter o primeiro emplacamento todos os Detrans (Departamentos Estaduais de Trânsito) devem emplacar com o novo padrão.
Placas danificadas
Se por algum motivo a placa do veículo se quebrar ou se deteriorar, a troca pelo novo padrão é necessária.
Placas furtadas
No caso de uma placa furtada, a troca também é obrigatória para a do padrão Mercosul.
Mudança de categoria
Quando o veículo precisar mudar de categoria, como virar carro de aluguel, oficial ou particular, a nova placa também é exigida.
Troca de município
A legislação atual prevê a troca pela placa do Mercosul quando o proprietário trocar de estado ou município.
Quem quiser, também pode trocar
Também está previsto na legislação a troca voluntária da placa por parte do proprietário do veículo. Nesse caso, haverá a substituição automática do segundo caractere numérico do modelo anterior por uma letra.
E se o lacre se romper?
Se o lacre da antiga placa cinza se romper, ela será considerada como "danificada", então será trocado pelas novas placas de rodagens, informou o Detran-SP.
Onde comprar a nova placa?
As placas devem ser vendidas pelas estampadoras diretamente ao consumidor, sem o intermédio do Detran, como acontecia até então. Caberá ao órgão informar ao proprietário do veículo as empresas credenciadas.
O Detran faz apenas o registro do veículo e a emissão dos documentos. A partir daí, com o documento em mãos, o proprietário fica responsável por buscar uma estampadora
Qual o preço da placa do Mercosul?
Não existe um preço padrão para as novas placas, cada estampador pode cobrar valores diferentes, cabendo ao consumidor pesquisar os melhores preços. O Detran pode, contudo, determinar um valor máximo a ser praticado pelas empresas.
Em São Paulo, por exemplo, o teto é de R$ 138,24, que é o mesmo valor da placa antiga. O governo federal disse que as novas placas devem ter custo semelhante ao das placas cinza, e que em alguns casos poderia ficar até mais barato.
No entanto, um levantamento feito pelo G1 nos estados e Distrito Federal, com base em informações dos Detrans, mostra que não há consenso sobre o barateamento dos valores em relação ao modelo antigo, dependendo do local.
Entre os estados que responderam ao questionamento, o Amapá informou o valor mais alto: R$ 500.