Os estudantes que estão na corrida por uma vaga em uma universidade chegaram ao momento mais importante da disputa. Nesta sexta-feira (18), o Ministério da Educação divulgou os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 e, na próxima terça-feira (22), começam as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Serão 15.287 vagas pelo Sisu na Bahia, sendo 4.907 delas em Salvador.
Aqui, 398 mil candidatos se inscreveram para o Enem. O Sisu possibilita que os candidatos que fizeram a prova em Salvador, por exemplo, tenham oportunidade em diversas universidades públicas do país, onde 129 instituições adotaram o sistema – dez na Bahia. As notas de corte – o mínimo necessário para se classificar – de cada curso no Sisu ficam disponíveis, diariamente, a partir do segundo dia de inscrições. Estar classificado no momento da inscrição não garante a vaga, porque a nota de corte pode mudar até o último instante.
Para se inscrever no Sisu, o candidato precisa acessar o site oficial do programa e informar o número de inscrição e a senha do Enem de 2018. Tudo é feito de forma gratuita, de terça (22) até a sexta (25). A lista de documentos depende de cada instituição, mas será informada no momento do procedimento. O candidato precisa ter feito o Enem e não pode ter zerado a redação. Primeiro, ele escolhe duas opções de curso, depois informa se deseja disputar vagas de ampla concorrência ou reservadas. Segundo o MEC, durante o período de inscrição, o candidato pode alterar as opções de curso e universidade. Será considerado válido o último procedimento confirmado.