Em um cenário de poucas oportunidades de emprego, a formação técnica pode ser o melhor caminho no mercado de trabalho. Dados do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial na Bahia (Senai-BA) apontam que mais de 60% dos alunos dos cursos técnicos já saem das aulas com o emprego garantido. Para quem quer se especializar e buscar uma dessas oportunidades, a entidade está com inscrições abertas e oferecendo 5.410 vagas nas modalidades presencial e a distância, das quais 1.082 são gratuitas.
Também parte do Sistema Fieb, o Serviço Social da Indústria (Sesi Bahia) tem mais de 2 mil vagas de ensino a distância (EaD) gratuitas para maiores de 18 anos interessados em concluir os ensinos fundamental 2 e médio. Desse total, 105 oportunidades são de vagas no curso de Educação de Jovens e Adultos Profissionalizante.
Curta duração
Outro ponto positivo dos cursos técnicos é que eles são mais rápidos, encurtando o tempo de acesso ao mercado de trabalho. “Nossos cursos têm no máximo dois anos e são focados nas demandas de cada região”, pontua Patrícia Evangelista, gerente de Educação do Senai-BA.
As bolsas, tanto para o curso presencial quanto EaD, serão destinadas a estudantes de baixa renda que tenham obtido 550 pontos ou mais no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos últimos quatro anos. Os candidatos que quiserem concorrer a uma vaga gratuita têm até o dia 30 de novembro para realizarem a inscrição. Para os demais, as inscrições podem ser feitas até o dia 20 de dezembro por meio do endereço eletrônico.
Foi o curso técnico que deu a oportunidade de Rogério Ferreira abrir o próprio negócio aos 28 anos. Após fazer cursos de automação e eletrotécnica, ele se juntou a outros dois amigos que também têm formação técnica e hoje prestam serviços em condomínios e residências. “O curso técnico ampliou bastante a minha área de atuação. Como tenho [a carteira do] Crea posso assinar pequenos projetos”, diz.
Ensino básico
As inscrições para os cursos de conclusão do ensino fundamental 2, médio e EJA Profissionalizante podem ser feitas no site fieb.org.br/sesi/educacao. As vagas da EJA EaD Profissionalizante são para os cursos de Montador e Reparador de Microcomputadores, Instalador Hidráulico e Montador de Sistemas de Construção a Seco. “Os cursos têm como objetivo suprir uma demanda que é da própria indústria, uma vez que 37% dos trabalhadores não têm educação básica completa”, pontua a assessora de Educação de Jovens e Adultos do Sesi, Gisele Freitas.